Suplementos para hipertrofia muscular

suplementos

Por Luciana Andrade

Partindo do pressuposto que primeiro temos que fazer a base: DIETA, TREINO e DESCANSO, os suplementos com maior evidência científica para a hipertrofia muscular são:

• Proteínas: que podem ser do leite, da carne. No caso das veganas, devem vir preferencialmente de mais de uma fonte vegetal (ex: ervilha + amêndoas). É necessário adequar a ingestão proteica, em termos de quantidade, fracionamentos das tomadas (mais importante do que a ingestão diária total em si), tipo de proteína, e a digestibilidade de acordo com cada indivíduo;
  • Creatina: melhora o desempenho durante os exercícios, retarda a fadiga, aumenta a capacidade, foco e acelera a recuperação no pós treino;
  • Ácidos graxos poli-insaturados tipo Omega 3 que têm propriedades anti-inflamatórias,e podem facilitar os processos anabólicos, melhorando a síntese proteica muscular e promovendo a sinalização e fosforilação de vias anabolizantes tanto em jovens quanto em idosos;
  • HMB: o hidroximetilbutirato é um excelente anticatabólico que também atua no metabolismo energético, estimulando a hipertrofia, a força e a recuperação pós-treino. Os efeitos do HMB estão relacionados com a intensidade do treino (quanto mais intenso, maior o efeito).

Consulte o seu nutricionista ou médico esportivo para ele prescrever o melhor suplemento de acordo com suas necessidades.

Referência bibliográfica: VALENZUELA PL. et, al. Supplements with purported effects on muscle mass and strength. Eur J Nutr. 2019. doi: 10.1007/s00394-018-1882-z.

Você sabe o que são crenças?

Ao longo do nosso desenvolvimento, aprendemos certas coisas que nem sempre são verídicas. A crença de que alimentos integrais não engordam é uma delas. Mesmo