Vitamina D aliada do sistema imunológico

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Por Nutri Luciana Andrade

A produção de vitamina D, como resultado da radiação ultravioleta B da luz solar que penetra na pele, normalmente fornece de 80% a 100% das necessidades de vitamina D do corpo, com uma pequena quantidade normalmente proveniente da dieta (boas fontes incluem peixes oleosos e gemas de ovos).

É amplamente aceito que a vitamina D desempenha um papel importante no aumento da imunidade inata através da indução de proteínas antimicrobianas; no entanto, muitas das ações da vitamina D na imunidade adquirida são de natureza anti-inflamatória. Agora está claro que a vitamina D tem papéis importantes, além de seus efeitos bem conhecidos na homeostase do cálcio e dos ossos.

Há um interesse crescente nos benefícios da suplementação de vitamina D, conforme estudos relatam insuficiência de vitamina D em mais da metade de todos os atletas e militares testados durante o inverno, quando a luz solar da pele ultravioleta B é insignificante. A evidência esmagadora apoia a prevenção da deficiência de vitamina D para manter a imunidade e reduzir a carga de infecção respiratória superior, tanto nos atletas e militares quanto na população geral.

A suficiência de vitamina D pode ser alcançada através da exposição segura à luz solar no verão e onde a triagem indica insuficiência, suplementação de 1000 UI/dia de vitamina D3 no inverno.

Referência: Nutrition and Athlete Immune Health: New Perspectives on an Old
Paradigm apud Neil P. Wals

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