Pular o café da manhã pode aumentar sua barriguinha!

cafe-da-manha

Por Dr. Geraldo Amorim:

Estudo brasileiro, publicado no periódico Scientific Reports (Nature), mostrou que adolescentes que pulam o café da manhã apresentam uma incidência de circunferência abdominal e de índice de massa corporal (IMC) maior do que os que fazem a refeição matinal.

Os dados foram coletados por meio de questionários nos quais os adolescentes relataram seus hábitos, como tomar ou não o café da manhã, quantidade de horas de sono, além da prática de atividade física.

A pesquisa mostrou que 37,8% das adolescentes brasileiras e 44,5% das europeias pulavam o café da manhã. No caso dos rapazes, 34,6% dos brasileiros deixavam de fazer essa refeição versus 35,9% dos europeus.

A ausência do café da manhã pode levar os adolescentes a fazerem escolhas alimentares erradas ao longo do dia, provocando desequilíbrio energético que pode gerar maior ganho ponderal.

Segundo o pediatra Dr. Mauro Fisberg, o café da manhã é importante em todas as idades, mas especialmente na adolescência, período da vida no qual o indivíduo realiza diversas atividades, que normalmente ocupam o dia inteiro, por isso iniciar o dia bem abastecido de energia é fundamental.

O café da manhã também costuma ser o momento no qual há uma janela de oportunidade para a ingestão de cálcio por meio de alimentos lácteos, de uma fonte boa de energias, como grãos integrais e frutas, que nem sempre são frequentes em outras refeições.

Referência: https://portugues.medscape.com/verartigo/6503814

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO

×
Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.