Mais vitamina C – Mais imunidade

vitamina-c

Por Nutri Luciana Andrade

A vitamina C (ácido ascórbico) é um importante antioxidante solúvel em água. Ela encontrada em altas concentrações nos leucócitos, mas o nível cai drasticamente durante um resfriado comum, quando o estresse oxidativo aumenta. Como tal, há uma base científica para a suplementação de vitamina C, para melhorar a tolerância mitigando contra danos excessivo no tecido durante a infecção.

Uma revisão recente e uma meta-análise examinaram a evidência de que doses diárias de vitamina C de mais de 200 mg têm efeitos profiláticos e terapêuticos. Somado a isso, em um ensaio com praticantes de exercícios pesados, incluindo corredores de maratonas, esquiadores e soldados, utilizando a vitamina C, mostrou a diminuição da incidência de URI em 52%.

Como a suplementação de vitamina C é barata, segura e pode prevenir os sintomas da infecção respiratória superior, naqueles que sofrem muito esforço, os atletas devem considerar a suplementação de vitamina C durante períodos de maior risco de infecção, por exemplo, viagem ao exterior para competição importante.

Referência: Nutrition and Athlete Immune Health: New Perspectives on an Old
Paradigm apud Neil P. Wals

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO

×
Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.