Privação do sono e Ansiedade – Por que as mulheres são mais afetadas?

privacao-do-sono-e-ansiedade

Por Luciana Andrade

O sono insuficiente e/ou irregular é conhecido por muitos como um vilão da ansiedade. Mas você sabia que nem todos experimentam esses efeitos na mesma medida? Um fator determinante é o sexo, onde as mulheres experimentam um maior impacto ansiogênico em resposta à perda de sono do que os homens.

Foi identificada uma relação específica do sexo feminino entre perda de sono, ansiedade e estrutura cerebral em regiões afetivas do cérebro envolvidas na integração do sinal viscerossensorial, como fatores endócrinos, fatores imunológicos, contexto cognitivo, etc. De relevância fundamental, acredita-se que os estados de ansiedade surjam como consequência da integração inadequada e do uso de informações viscerossensoriais para prever estados corporais aversivos, particularmente no nível desses córtices integrativos, levando à ansiedade.

Especificamente, as mulheres demonstram maior reatividade nas regiões corticais de geração e integração de emoções, além de associações mais fortes entre a ativação cerebral nessas regiões e os estados emocionais subjetivos do que os homens. Os estudos sugerem que as diferenças sexuais na ansiedade após a privação do sono não são o resultado direto de dimorfismos sexuais da estrutura cerebral, mas sim uma interação entre a estrutura cerebral e o recrutamento específico por sexo dessas regiões.

Você sente um aumento progressivo da sua ansiedade após condições de sono irregulares?

FONTE: Sex, Sleep Deprivation, and the Anxious Brain
(Andrea N. Goldstein-Piekarski, Stephanie M. Greer, Jared M. Saletin, Allison G. Harvey, Leanne M. Williams e Matthew P. Walker)

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO

Covid-19 X Obesidade

O COVID-19, causador da pior pandemia em mais de um século, possui mais de 2,5 milhões de casos confirmados em todo o mundo. Existem vários

Leia mais »
×
Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.