Você conhece a Tireoidite de Hashimoto?

voce-conhece-tireoidite-hashimoto

Por Dr. Geraldo Amorim

A tireoidite de Hashimoto é um distúrbio autoimune no qual os anticorpos atacam fragmentos da tireoide e as células imunológicas (principalmente linfócitos e macrófagos) se concentram na glândula tireoide.

As análises sanguíneas dos níveis lipídicos em pacientes com tireoidite de Hashimoto mostram não apenas níveis significativamente mais altos de colesterol total e LDL, mas também níveis mais altos de triglicerídeos e níveis mais baixos de HDL-colesterol protetor, em comparação com os níveis em indivíduos sem o distúrbio. ⠀

As artérias humanas também parecem sofrer de tireoidite de Hashimoto, com maior grau de rigidez arterial e aterosclerose. O risco de doença cardíaca coronária é 40% maior em pacientes com esse distúrbio, e o risco de infarto do miocárdio foi relatado como duas vezes maior nesses pacientes em comparação com controles saudáveis.

São muitos os achados relacionados aos pacientes que possuem a tireoidite de Hashimoto e é imprescindível que essas pessoas sejam tratadas mesmo quando não apresentam sintomas da doença. O tratamento deve ser direcionado não apenas à redução dos níveis de anticorpos antitireoidianos para níveis indetectáveis ou quase indetectáveis, mas também à oposição a quaisquer efeitos cardiovasculares adversos.

Fonte: Can Hashimoto’s Thyroiditis Make Your Heart And Arteries Age Quicker? (WorldHealt.Net)