Influência do anticoncepcional nos níveis de vitamina D

anticoncepcional

Estudos investigaram mudanças nos níveis de vitamina D em mulheres que tomam contraceptivos orais. Pesquisadores determinam que tomar pílulas anticoncepcionais contendo estrogênio aumenta os níveis de vitamina D e descontinuá-los faz com que os níveis de vitamina D despenquem, em outras palavras, o anticoncepcional que contém estrogênio tem capacidade de aumentar o nível de vitamina D no corpo, no entanto, este nível tende a cair bruscamente quando a mulher para de tomar a medicação.

Diante deste achado, surge uma grande preocupação acerca da deficiência desta vitamina em mulheres gestantes, das quais utilizavam esse tipo de contraceptivo antes da gravidez. A vitamina D fornece ao corpo um amplo suprimento de cálcio e mantém níveis precisos de fósforo no sangue e é essencial para o pleno desenvolvimento fetal assim como é importante para mulheres que estão amamentando.

A ausência de vitamina D suficiente pode levar a raquitismo, um amolecimento dos ossos, e é por isso que as gestantes precisam manter o nível correto de Vitamina D durante a gravidez. Mesmo após o controle de fatores que podem levar à deficiência da Vitamina D, as gestantes ainda têm um risco aumentado de desenvolvê-la como também um maior risco de desenvolver doença óssea.

Portanto, é importante que as mulheres que planejam parar de tomar comprimidos anticoncepcionais estejam atentas a essa questão e busquem garantir o consumo de vitamina D necessário para o organismo bem como acompanhar antes e durante a gestação o seu nível de vitamina D, juntamente como um profissional.

Fonte: Vitamin D Levels Affected by Birth Control Pills (WorldHealth.Net)

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO

×
Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.