Níves de vitamina D influenciam o risco de mortalidade por COVID-19

vitamina-d

Estudos observacionais têm relatado uma associação entre baixos níveis de vitamina D e a suscetibilidade a infecções agudas do trato respiratório, já que a vitamina D modula a resposta dos glóbulos brancos para evitar que eles liberem muitas citocinas inflamatórias que podem causar danos graves ao organismo e mesmo levar à morte. O Covid-19, por sua vez, é conhecido por causar um excesso de citocinas pró-inflamatórias, o que significa que os achados podem ser úteis na batalha contra o vírus.

Um estudo recente publicado na revista Aging Clinical and Experimental Research encontrou uma associação entre baixos níveis médios de vitamina D e um alto número de casos de Covid-19 com taxas de mortalidade em 20 países europeus.

Além desse, em 2016, um estudo abrangente de base populacional relatado na reunião anual da Sociedade Americana de Pesquisa Óssea e Mineral concluiu que baixos níveis de 25-hidroxivitamina D estão ligados à morte por todas as causas devido ao fato de que a vitamina D tem um papel muito importante no metabolismo ósseo e tem efeitos sobre diabetes, câncer, sistema cardiovascular,calcificação dos vasos sanguíneos e alguns efeitos no cérebro.

Está cada vez mais evidente a relação da Vitamina D com o desenvolvimento das infecções por Covid-19. Por isso, é essencial que estejamos atentos e buscando formas de manter os níveis vitamínicos adequados no nosso corpo, sobretudo durante e após o período de isolamento social, no qual estamos mais suscetíveis a uma queda das funções imunológicas!

Fontes: Low Vitamin D Increases Mortality Risk (WorldHealth.Net) + Study Finds Vitamin D Is Linked To Low Virus Death Rate (WorldHealth.Net)

Cuidado, seu corpo pode estar inflamado!

A maioria das doenças começam com processos inflamatórios, geralmente relacionados com fatores ambientais externos, como alimentação, estresse, agrotóxicos e outras toxinas. Também com fatores intrínsecos