Intolerância à lactose possui relação com baixos níveis de vitamina D

intolerancia-lactose

Por Dr. Geraldo Amorim:

A intolerância à lactose (incapacidade de digerir completamente o açúcar presente nos produtos lácteos) é um problema que acomete em níveis distintos cerca de 40% da população brasileira e as consequências dessa condição para a saúde estão relacionadas à deficiência em cálcio, vitamina D, riboflavina e proteína.

Pesquisadores da Universidade de Toronto determinaram que indivíduos geneticamente intolerantes à lactose têm níveis comparativamente mais baixos de vitamina D do que o resto da população e ficaram surpresos ao descobrir que esses indivíduos não conseguiram compensar suplementando ou comendo outros alimentos fortificados com vitamina D.

A Vitamina D, juntamente com o cálcio, é indispensável para uma formação óssea saudável. Uma boa parcela da população não recebe o suficiente desta vitamina através da exposição ao sol ou de fontes nutricionais que não contém lactose, por isso, a falta de produtos lácteos na dieta pode afetar ainda mais a deficiência dessa vitamina, uma vez que a maioria dos produtos lácteos são fortificados com ela.

Diante disso, é necessário que haja uma conscientização acerca das consequências que a limitação do consumo de leite devido a intolerância à lactose pode trazer para a saúde, bem como um esforço por parte dos pacientes para obter a Vitamina D de forma que não os prejudiquem.

Com um acompanhamento profissional, essas complicações são contornáveis através da adição de alimentos ricos desses nutrientes de maneira contínua no plano alimentar, como também por meio da suplementação!

Fonte: Lactose Intolerance Leads to Low Vitamin D Levels (WorldHealth.Net)

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO

×
Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.