Flavonoides e emagrecimento

Você sabe o papel dos flavonoides no emagrecimento?

Que a ingestão de frutas é fundamental para a manutenção da saúde não restam dúvidas.
Mas quais delas seriam as mais propensas para promover o emagrecimento?

A resposta veio através da pesquisa conduzida por Bertoia e col, do qual participaram mais de 124 mil indivíduos no Estados Unidos, entre homens e mulheres. Os pacientes foram avaliados em seus hábitos de vida e alimentares por cerca de 24 anos, entre 1986 e 2011, e foi demonstrado que aqueles com relato de ingestão de frutas ricas em determinados tipos de flavonóides tiveram uma menor tendência de ganho de peso ao longo dos anos.

Os flavonóides são compostos polifenólicos biossintetizados pelas plantas, tendo diversas funções como crescimento e proteção contra patógenos. Na medicina, essas substâncias tem tido inúmeras aplicações terapêuticas.

Nessa pesquisa foi descoberto que, dos 7 tipos de flavonóides estudados, 3 se relacionavam com melhor desempenho para o controle de peso que foram : o flavonol, as antocianinas e os polímeros de flavonóides.

O estudo também apontou que o fato do paciente ter evitado pequenos ganhos de peso e mesmo a perda de pequenas quantidades de peso ao longo do tempo, tiveram impacto positivo, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

Foi sugerido a ingestão de 2 porções de frutas e 2 porções e meia de vegetais por dia como as mínimas necessárias para conseguir esses bons desfechos.

Açaí (sem xarope), cereja, berinjela, repolho roxo, ameixa, romã, cereja, mirtilo, framboesa,cebola, tomates, brócolis, maçãs, feijão verde e preto, chá verde etc

Acrescente esses alimentos no seu dia-a-dia e ganhe prevenção, menos peso e mais saúde.

Bronzeado saudável e duradouro

Por Luciana Andrade

Anota aí os alimentos ricos em nutrientes que ajudam a adquirir e manter o bronzeado saudável e duradouro. Consuma no mínimo, duas porções diárias:

Manga: rica em betacaroteno (que é um antioxidante que ajuda a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres), tem ação fotoprotetora, rica em fibras e enzimas;

Mamão: também apresenta elevado teor de betacaroteno, além de fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino;

Laranja: é um antioxidante poderoso, com elevado teor de vitamina C;

Água de coco: contém elevado teor de potássio, mineral essencial para a hidratação da pele;

Oleaginosas: (castanha de caju e do Pará, amendoim, amêndoa) – são ricas em vitamina E (antioxidante complementar da vitamina C) e em selênio, mineral que atua na prevenção de câncer;

Batata doce: rica em betacaroteno, e vitamina A, que protege as células do envelhecimento;

Abóbora e Cenoura: são ricas em betacaroteno e antioxidantes como (as vitaminas A, C, E);

Espinafre: possui betacaroteno, fibras e clorofila. A clorofila é uma substância essencial para o processo de desintoxicação e limpeza do organismo;

Brócolis: colabora para a manutenção do dourado da pele;

Beterraba: é amiga do bronzeado, da pressão e rica em fibras e em antioxidantes;

Tomate: é rico em licopeno, pigmento encontrado em alimentos de cor vermelha. A sua ação antioxidante é potencializada se o alimento for consumido levemente cozido com azeite.

Planejamento alimentar

Por Mariana Domício

Normalmente quando iniciamos um planejamento alimentar focado em emagrecimento sentimos muita fome, irritabilidade, às vezes insônia, e terminamos desistindo sem ao menos ter tentado.

O que acontece é que sua ingestão alimentar (tanto baixa, como alta) altera seus hormônios.

Temos hormônios que diminuem a fome- induzem saciedade (leptina, insulina, PYY, CKK) e hormônios que aumentam a fome (grelina, cortisol).
O que acontece é que quando fazemos uma restrição calórica, diminuímos os hormônios da saciedade e aumentamos os que induzem a fome, estresse, irritabilidade.

A boa notícia é que esses sintomas ocorrem principalmente nos 5 primeiros dias da dieta de baixa caloria, você persistindo a esses dias, a chance de seu planejamento dar certo e seu emagrecimento ocorrer é real. E para isso é importante contar com um profissional, para que seja um cardápio individual e equilibrado. Dicas importantes: dietas ricas em proteínas e gorduras boas, diminuem muito a grelina.

Assim como o carboidrato lactose, então quando a fome atacar, opte por 1 porção de queijo (30g), iogurte natural, leite integral em pó, 25g de castanhas, whey protein. Para os intolerantes : alérgicos a leite de vaca, leiteis vegetais como o de amêndoas e castanha, são uma boa pedida.

🚫A frutose é o último carboidrato que diminue a grelina, então comer fruta normalmente não adianta muito. Só aumenta a fome!

Atividade física ao ar livre

➡ Estamos na melhor época do ano para realizar atividades ao ar livre!
A união de verão e férias gera um ambiente empolgante e energizante que nos move contra o sedentarismo.⠀

➡ A corrida , a caminhada na praia, a ioga, andar de bicicleta e circuitos de exercício funcional estão entre as opções mais pedidas. O importante é não ficar parado!

Então, escolha sua atividade e bom exercício!⠀

Férias sejam bem-vindas

Janeiro é o mês oficial das férias e uma boa notícia para⠀
sua saúde!

Um tempo de descanso essencial para o corpo e a mente. ⠀

Buscar o equilíbrio de vida é um dos pilares da Medicina Preventiva e tirar férias pode melhorar sua saúde mental e física.

Nessa época procure realizar atividades que te causam prazer e ao mesmo tempo que te desliguem das preocupações.

Se viajar não for uma possibilidade, você pode fazer atividades diferentes, ir a lugares incomuns na sua cidade e ter momentos inesquecíveis com as pessoas que ama.

Sua saúde agradece esse cuidado especial!⠀

Minimize os efeitos dos excessos de fim de ano

O novo ano chegou e com ele a “ressaca moral” pelos excessos cometidos nos
festejos de final de ano: comilança, desenfreada, álcool e privação de sono intoxicam que sobrecarregam nossos sistemas orgânicos de “detox”: compostos pelos intestinos, glândulas produtoras de suor, rins e principalmente pelo fígado. ⠀

Isso promove inchaço, fadiga e, claro, aqueles quilinhos indesejáveis na balança.⠀
Para ajudar nesse processo de desintoxicação resumimos dicas importantíssimas para⠀
você seguir nos próximos 7 dias:⠀

➡ Ingestão de água: 30ml/kg a 50ml/kg de água por dia ou seja, cerca de 2100ml para uma pessoa de 70kg. De preferência, água com PH alcalino e livre de plásticos. Iniciada pela manhã com 1 suco de limão puro que alcaliniza o corpo e alivia a acidez estomacal; Ela melhora o funcionamento intestinal, renal e o inchaço;⠀

➡ Suco verde no desjejum: sempre com uma folha de couve vegetal rico em fibras,⠀
ácido-alfa-lipoico e vitamina C (antioxidantes) além de vitaminas do complexo B que ajudam o intestino e o fígado a trabalharem melhor. Tome no desjejum com 2 rodelas de⠀
ou meia maçã verde, o suco de 1 limão, gengibre e água de coco que contém⠀
potássio e glicose melhorando sua energia matinal, a diurese e evitando câimbras; bata
tudo no liquidificador ou no seu processador;⠀

➡ Atividade física leve como uma caminhada ou trote rápido no parque ou subir as escadas do seu prédio. Melhoram a função intestinal e eliminam o inchaço através do aumento do suor;⠀

➡ Elimine alimentos com glúten (todos que contém farinha de trigo), leite e derivados e
frituras. Prefira frutas e vegetais frescos e carnes brancas como peixe, frango e ovos.⠀
Isso ajuda na perda de peso e na melhora do inchaço.⠀

🔴 Lembre-se que essas dicas ajudam, mas não substituem uma consulta médica e nutricional.⠀

Saiba agora como cumprir as resoluções de final de ano

O ano começou e como estão as suas resoluções de ano novo?
É muito comum as pessoas desistirem de seus objetivos nos primeiros dias do ano.
Contudo, não se entregue!

Você pode desenvolver a disciplina para seguir os passos necessários utilizando uma poderosa ferramenta: O FOCO!

➡ Quando você tem foco, concentra sua energia para seguir cada etapa necessária até chegar ao objetivo final! Independente de qual seja a sua meta para 2019, guardar
dinheiro, ficar mais com a família, emagrecer e etc, utilize o foco para obter o resultado desejado! E lembre-se: Para qualquer um deles, é necessário ter saúde.

➡ Então, fique ligado, pois continuaremos a informar e dar dicas de como a Medicina Preventiva pode te ajudar a ter qualidade de vida!
E você? Quais são seus planos para o novo ano?