Você sabe o que são crenças?

Ao longo do nosso desenvolvimento, aprendemos certas coisas que nem sempre são verídicas.

A crença de que alimentos integrais não engordam é uma delas.
Mesmo sendo ricos em fibras, esses tipos de alimentos também podem ocasionar o aumento de peso se consumidos em excesso, de forma não equilibrada.

Logo, é importante lembrar que: comidas integrais são permitidas em dietas, mas apenas se consumidas em quantidades controladas e combinadas com complementos saudáveis e nutritivos.

Outros tipos de crenças são aquelas relacionadas a frases do nosso cotidiano, muitas delas nos acompanham desde a infância e a maioria nos limita. Quem já ouviu a frase “criança gorda é criança saudável”?

Assim, você cresce acreditando que precisa comer muito para ter saúde. Logo, é preciso identificar suas crenças e ressignificá-las para ter uma vida saudável.

Body building não são só músculos

O body building vai muito além da busca por músculos gigantescos.
Trata-se de dedicação e superação dos limites, que não pode ser obtido através de atalhos.

O principal objetivo é elevar o volume muscular e melhorar a forma física
em alto nível, porém todas as etapas devem ser feitas de maneira saudável e
acompanhada por médicos.

Os maiores benefícios desse lifestyle, além da estética, é uma musculatura forte e flexível que ajuda a evitar condições como artrite e osteoporose e também a liberação de hormônios que reduzem o estresse, a ansiedade e a depressão.

Para iniciar esse estilo de vida e entender melhor suas limitações, marque uma consulta, realize as avaliações médicas e converse com um nutricionista para que seja elaborada uma dieta personalizada.

Suplementos ergogênicos e especificidades

Suplementos ergogênicos são aqueles utilizados para melhorar o rendimento atlético, seja profissional ou amador. Há uma grande circulação na mídia de propostas “milagrosas” de produtos para aumentar nossa força muscular, nosso foco nos treinos ou mesmo perder peso. Infelizmente, as informações que circulam não são completas.

Para escolher o melhor ergogênico para você, é necessário traçar seu objetivo:

  • Aumento de força: creatina, beta-alanina;
  • Ganho de massa muscular: creatina, HMB (hidroxi-metil-butirato) e leucina;
  • Queima de gordura: ômega 3 (rico em EPA), capsiate (termogênico derivado da pimenta vermelha) e cafeína;
  • Maior foco no treino: cafeína, taurina, Panax ginseng;
  • Aumento de secreção hormonal durante o treino: GABA e melatonina.

ATENÇÃO: a prescrição desses suplementos deve ser feita por um profissional de saúde (médico ou nutricionista) de forma personalizada e de acordo com suas necessidades.

Quanta proteína devo consumir para construir músculos?

Há controvérsias sobre a quantidade máxima de proteína que pode ser utilizada, em uma única refeição, por quem pratica treino resistido a fim de construir massa magra.

Tem sido proposto que a síntese de proteína muscular é maximizada em jovens adultos com uma ingestão de 20-25 g de uma proteína de alta qualidade; acredita-se que qualquer coisa acima dessa quantidade seja oxidada para energia ou transaminada para formar ureia e outros ácidos orgânicos.

No entanto, esses achados são específicos para o fornecimento de proteínas de digestão rápida sem a adição de outros macronutrientes. O consumo de fontes de proteína de ação mais lenta, particularmente quando consumidas em combinação com outros macronutrientes, atrasaria a absorção e, assim, poderia melhorar a utilização dos aminoácidos constituintes.

A preponderância dos dados indica que, embora o consumo de doses proteicas mais altas (> 20 g) resulte em maior oxidação de aminoácidos, este não é o destino de todos os aminoácidos adicionais ingeridos, pois alguns são utilizados para fins de construção de tecidos.

Para maximizar o anabolismo, deve-se consumir 0,4g de proteína / kg de refeição em um mínimo de quatro refeições, a fim de atingir um mínimo de 1,6g / kg / dia. Usando a ingestão diária superior a 2,2 g / kg / dia, para as mesmas quatro refeições seria necessário um máximo de 0,55 g / kg / refeição.

Lembrando que nos idosos, nos praticantes de bodybuilding e naqueles com mais de 80kg a ingestão de proteína por refeição pode chegar a 40g.

FONTE: SCHOENFELD, Brad; ARAGON, Alan. How much protein can the body use in a single meal for muscle-building? Implications for daily protein distribution.
Journal of the International Society of Sports Nutrition, 2018.

Probióticos?

A disbiose intestinal é o termo que damos quando nossa microbiota intestinal se tornou hostil à nossa saúde. Quando essa condição está aliada à síndrome do intestino hiperpermeável ( a famosa leaky gut), estado onde a parede intestinal se torna permeável à passagem de toxinas alimentares e bacterianas, surge o ambiente ideal para o aparecimento de doenças como a obesidade, câncer, depressão, a esteatose hepática, o infarto e doenças auto-imunes como lúpus.

Os probióticos são bactérias benéficas que podem ser utilizadas para melhorar a saúde intestinal, a digestão, a absorção de nutrientes,melhorar a imunidade, facilitar a perda de peso, diminuir o risco cardíaco, entre outros benefícios.

A suplementação probiótica deve ser feita de forma individualizada, e existem cepas (tipos) de bactérias específicas para auxiliar no tratamento de doenças específicas. Converse com seu médico qual probiótico pode ser utilizado por você para a prevenção e tratamento adequado às suas necessidades.

A importância do protocolo de detoxificação hepatointestinal

Para manter os processos de absorção de nutrientes e eliminação de metabólitos tóxicos de forma adequada, o corpo precisa que órgãos como o fígado, os intestinos e os rins estejam em pleno funcionamento.

Nossos intestinos por exemplo são bombardeados ao longo da nossa vida por toda sorte de produtos industrializados, ricos em glúten, aditivos e corantes que, além de ficar aderidos por anos à parede intestinal, a tornam permeável à passagem de substâncias tóxicas e tornam nossa microbiota intestinal hostil.

As consequências disso podem ser prisão de ventre, má-absorção de proteínas, vitaminas e outros nutrientes, além de inflamação sistêmica persistente, que pode ser causa de doenças do coração, câncer, demência e até mesmo depressão.

Nosso fígado, por sua vez, é a grande fábrica processadora de tudo o que comemos e de qualquer medicação que utilizamos, sendo ele o responsável pela detoxificação e a eliminação de todos esses produtos, sejam eles industrializados ou naturais. Além disso, ele fabrica a bile, substância que se acumula na vesícula biliar e ajuda nosso corpo a absorver as gorduras dos alimentos, a metabolizar o colesterol e os hormônios sexuais.

Tendo em vista tamanha importância desses nossos órgãos, todo tratamento médico que visa prevenção deve inicialmente focar no processo de “limpeza” desses órgãos.

Esse processo inclui:

✅ Planejamento alimentar com exclusão de alimentos tóxicos, ricos em glúten, leite e derivados, frituras e carnes processadas;
✅Estímulo à defecação, já que sabemos que para uma absorção adequada devemos ter o intestino sem acúmulo de bolo fecal. Além disso o intestino “preso” é uma fonte incessante de toxinas;
✅Eliminação da lama biliar estagnada, que nada mais é do que “bile envelhecida e concentrada” que pode inclusive levar ao aparecimento de pedras na vesícula;
✅Utilização de probióticos e glutamina que são fatores que estimulam uma microbiota saudável e ajudam a “selar” a parede intestinal contra a passagem de toxinas.

5 hábitos saudáveis para o carnaval

Pra quem vai estar na folia de momo, seguem algumas dicas simples e práticas pra evitar a folia com mais saúde:

💦 Beber pelo menos 3 litros de água por dia, ajustando conforme a sede, que deve sempre ser respeitada;

☀️ Evitar se expor ao sol sem usar filtro solar e dar preferência aos produtos livres de parabeno, substância potencialmente cancerígena;

🥥 Após o dia de farra comer mais frutas e vegetais frescos, água de coco e sucos naturais;

🙋🏻‍♂️ Usar roupas leves, bonés e chapéus. Isso facilita a sudorese, e pode prevenir insolação e desidratação;

🏃🏽‍♂️Pra quem vai estar descansando na praia, aproveite para caminhar cedinho, com o sol matinal e o ventinho no rosto;

🧘🏽‍♀️ Finalize com uma meditação rápida em frente ao mar e depois aquele mergulho pra recarregar as energia e uma boa meditação.