Creatina e Função renal – Boa ou ruim?

post-suplementacao-creatina-funcionamento-renal

Suplemento mais utilizado e estudado no mundo esportivo, a creatina já tem efeitos comprovados para melhorar a força e o ganho muscular, sendo uma ótima opção de suplementação para idosos e jovens quando o assunto é hipertrofia muscular.

No entanto, muito se fala a respeito do seu potencial efeito lesivo sobre os rins. Dessa forma, um estudo realizado na Universidade de São Paulo avaliou os efeitos da suplementação de creatina sobre a função renal de indivíduos que praticam exercícios de resistência e seguem uma dieta hiperproteica.

Um grupo desses pacientes utilizou creatina na dose de 5g ao dia e o outro grupo fez uso de placebo por um período de 12 semanas.

Após o resultado dos testes clínicos, a pesquisa concluiu que não há nenhuma influência da creatina no funcionamento renal de indivíduos saudáveis que praticam treinos de resistência.
Foi concluído que a suplementação de creatina é uma opção segura e eficiente para atletas.
Antes de utilizar qualquer suplemento alimentar, fale com seu médico.

Referência: Lugaresi, R. et al. Does long-term creatine supplementation impair kidney function in resistance-trained individuals consuming a high-protein diet?. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 201310:26

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO

Você sabe o que são crenças?

Ao longo do nosso desenvolvimento, aprendemos certas coisas que nem sempre são verídicas. A crença de que alimentos integrais não engordam é uma delas. Mesmo

Leia mais »
×
Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.