Reposição de Testosterona transdérmica e risco de câncer de mama nas mulheres!

reposicao-de-testosterona-transdermica-mulheres

Para tratar o transtorno do desejo sexual hipoativo (DSH), a famosa queda de libido, condição comum em mulheres de meia-idade que estão ou já passaram da menopausa, uma opção é o uso da testosterona transdérmica (TD).

No entanto, devido a possibilidade dessa testosterona ser convertida no corpo em estrogênios, no processo conhecido como aromatização, é questionado se seu uso pode aumentar o risco de aparecimento de câncer de mama nas mulheres.

Para responder a essa pergunta, um levantamento bibliográfico feito por Ritika e col concluiu que a reposição de TD em mulheres menopausadas, feito em diversos estudos, não aumentou o risco de câncer de mama.

Recomenda-se monitorar os níveis de estradiol sérico durante o tratamento com TD para minimizar os riscos e garantir a segurança do tratamento.

Referência bibliográfica: GERA, Ritika et. al. Does Transdermal Testosterone Increase the Risk of Developing Breast Cancer? A Systematic Review. International Journal of Cancer Research and Treatment, 2018. Vol. 38, no. 12. doi: 10.21873/anticanres.13028

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO

×
Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.