Afinal, terapia hormonal na menopausa causa câncer de mama?

terapia-hormonal

Polêmicas e mitos cercam o tema câncer de mama e reposição hormonal em mulheres menopausadas.
Para elucidar o tema uma revisão publicada por Hodis e Sarrel 2018, do estudo WHI (sigla para Iniciativa da saúde feminina) concluiu mque não há nenhuma evidência de que a terapia de reposição hormonal (TRH) na menopausa, que utiliza a associação de estrogênio equino conjugado sem oposição (CEE, sigla em inglês) ou combinada com o acetato de medroxiprogesterona (MPA, sigla em inglês), seria capaz de causar câncer de mama.

A revisão demonstra na verdade que a associação CEE+MPA no estudo WHI, tem efeito nulo sobre a ocorrência do câncer de mama. Além disso, o estrogênio administrado sozinho, como em alguns ensaios clínicos randomizados, incluindo o ensaio clínico de CEE do WHI, possivelmente previne o desenvolvimento de câncer de mama e a mortalidade causada por ele.

O teste de CEE+MPA do WHI claramente demonstra que as mulheres que nunca utilizaram terapia hormonal, e que iniciaram a terapia com CEE+MPA, não têm aumento de risco de câncer de mama. Também pode ser notado que os 8 casos de cânceres de mama adicionais/10.000 mulheres/ano associados a terapia de CEE+MPA relatados em toda a coorte de estudos de CEE + MPA do WHI e os 4 cânceres de mama adicionais/10.000 mulheres/ano de terapia de CEE + MPA no subgrupo de pacientes mulheres que nunca utilizaram TRH são raras e semelhantes ou inferiores ao risco de câncer de mama associado a uma série de outros fatores, incluindo: obesidade, baixa atividade física, beber menos de 2 taças de vinho diárias, ser comissário de bordo, e medicações comumente usadas.Discuta com seu médico sobre o tema de reposição hormonal, seus riscos e seus INÚMEROS benefícios.

Referência bibliográfica: H. N. Hodis & P. M. Sarrel (2018): Menopausal hormone therapy and breast cancer: what is the evidence from randomized trials?, Climacteric, DOI:10.1080/13697137.2018.1514008

Por que dormir mal engorda?

A regulação metabólica da ingesta alimentar e do gasto de calorias pelo corpo depende da interação de uma série de hormônios. Um desses hormônios é