Mais músculos e maior força muscular diminuem o tempo de internação por Covid grave

Ter mais músculos e mais força muscular já demonstrou aumentar a saúde e a longevidade em diversos estudos.

Porém, pesquisa recente publicado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) demonstrou que a força e a massa muscular podem determinar o tempo de internamento dos pacientes internados com COVID grave a moderado.

O estudo foi realizado com 186 pacientes internados com COVID-19 na forma grave ou moderada e identificou que pacientes infectados pelo coronavírus e que apresentavam mais força e massa muscular, medida pelo teste de prensão de mão, e maior massa muscular, medida pela secção transversal do musculo vasto lateral pelo USG muscular, tinham menor tempo de hospitalização. O tempo médio de internação era em média 2 dias menor entre os pacientes com maior massa muscular e força muscular.

Na clínica Amorim você faz uma avaliação completa da Força e Massa Muscular e de outros parâmetros de saúde.

Marque sua avaliação.

Fonte: Gil Saulo et al.,2021. Muscle Strength and Muscle Mass as predictor of Hospital Length of Stay in Patients with Moderate to Severe COVID-19: A

A atividade física regular pode reduzir o risco de complicações severas por Covid-19

Sabe-se que a atividade física é capaz de melhorar a imunidade, saúde cardiovascular e pulmonar, de reduzir inflamação sistêmica e traz benefícios para a saúde mental.

Estudo publicado no Jornal Britânico de Medicina Esportiva com mais de 50.000 pacientes demonstrou que pacientes infectados por Covid-19 que possuíam hábitos regulares de atividade física apresentavam menor índice de hospitalização e morte provocada pela doença.

O ponto mais interessante do estudo é que, quem seguia as recomendações do PHYSICAL ACTIVITY GUIDELINES do departamento de Saúde Americano, de pelo menos 150minutos de atividade física de moderada a vigorosa apresentaram menor incidência de hospitalização, admissão na UTI e morte pela COVID-19. Para atingir esse grau de recomendação você precisa se exercitar menos de 22 minutos por dia.

E você o que está esperando para começar a se mexer?

Agende sua consulta na Clínica Amorim e tenha acesso a uma equipe multidisciplinar voltada para saúde e longevidade.