Mariana, me procurou em sua luta contra a insônia…

Mariana, me procurou em sua luta contra a insônia. Mal sabia que a dermatite atópica e as insistentes dores no corpo tinham a mesma origem do problema que tirou seu sono…

Quando perguntei a Mariana o que mais a incomodava em sua saúde ela foi bem objetiva: Levantar da cama de manhã é uma tortura, mas ter um sono de qualidade também é um desafio. Não suporto mais esse sentimento de vazio e total ausência de disposição. Quero RETOMAR MINHA VIDA!

O interessante é que Mariana esqueceu de mencionar as manchas vermelhas na pele sem motivo aparente, e que a fazia recorrer de forma frequente ao uso de corticóides e anti-alérgicos. Na avaliação funcional, Mariana dormia sempre 1h da manhã, ficava no celular e TV até tarde. Acordava várias vezes à noite para “ir ao banheiro” e sempre ACORDAVA cansada pela manhã. Se queixava de libido baixa, ansiedade e stress elevado no elevado. Compensava sua frustração COMENDO, em especial à noite.Tinha intestino preso e usava laxantes com frequência há anos.
Ao exame, tinha olheiras escuras, escoriações na pele, alguns fios brancos nos cabelos, apesar de ser ainda muito jovem. Sua pressão era boa e não se queixava de tonturas. Nos exames laboratoriais mariana tinha níveis baixíssimos de cortisol pela manhã, além de B12, magnésio e vitamina D em níveis muito baixos.

O foco principal no seu tratamento foi a RESTAURAÇÃO DOS HÁBITOS DE SONO SAUDÁVEIS, associado ao uso de melatonina e fitoterápicos relaxantes. A Tv do quarto e o celular passaram a ser desligados as 21:30h. Para o intestino foi feita a exclusão de alimentos tóxicos como o leite de vaca, o trigo e os industrializados, junto com o aumento da ingestão de fibras, água e suplementação de biomassa de banana verde e probióticos. Isso garantiu um hábito intestinal regular e diário.

Após 3 meses de tratamento as alergias de pele melhoraram 90% e de quebra ela perdeu 3kg de massa gorda. As idas à academia não tinham mais caráter de sacrifício e naturalmente voltou a ter mais vitalidade e menos olheiras.

Após 6 meses mantenho a rotina de SONO, dieta, exercícios e suplementação, Mariana se viu com mais energia e disse que se sentia VIVA NOVAMENTE!

O controle da inflamação está na dieta!

“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. 2500 A.C

Hipócrates já descrevia o nosso corpo como uma “máquina perfeita” criada para trabalhar a nosso favor, desde que sejam oferecidas condições adequadas para seu funcionamento. Ele afirmava que um dos pilares da saúde e bem-estar está no que entregamos ao nosso organismo como alimento.

“Ah Geraldinho, a minha vida toda eu sempre comi tudo que me deu vontade e nunca tive problemas com minha saúde”. Essa frase, além de reforçar o DESCASO que você tem com você mesma(o), reforça também que você se ACOSTUMOU a ter sintomas e sinais de INFLAMAÇÃO CRÔNICA há tanto tempo que nem consegue mais lembrar de como é estar se sentido bem e saudável🥴

Para DESINFLAMAR é importante;
1. Saber quais são os ALIMENTOS INFLAMATÓRIOS como o açúcar, a farinha de trigo, as bebidas açucaradas como os refrigerantes, as bebidas alcoólicas etc. Eles são ricos em conservantes, corantes e espessantes.

2. Ter uma DIETA BALANCEADA, com a quantidade de calorias adequada é importante, principalmente quando você quer emagrecer e precisa queimar as gordurinhas extras que INFLAMAM seu corpo. Comer em excesso, mesmo que alimentos saudáveis, podem inflamar você;

3. Ingerir a quantidade de vitaminas e minerais como a vitamina D, magnésio e vitamina B12 também. Pois eles ajudam o corpo a desinflamar, produzir energia e substâncias importantes como os hormônios, dopamina e testosterona importantes para a sensação de bem-estar.

Me conta aí, como está sua dieta e quais são suas dificuldades para comer saudável?

Você está se sentindo inflamado? Como está o seu sono?

Você já ouviu alguém dizer que “dormir é perda de tempo”? 😴🕑

💤O sono é REPARADOR e responsável pela manutenção de várias funções biológicas do nosso corpo, sendo um dos principais “REMÉDIOS” na luta contra a INFLAMAÇÃO CRÔNICA.

💤Durante o sono liberamos o HORMÔNIO mais importante do CORPO, A MELATONINA. Ela é responsável pela regulação do nosso relógio biológico 🕑, pela manutenção da temperatura corporal 🌡 e pelo gasto de energia ⚡e organização de todos os nossos hormônios, em especial dos níveis de Cortisol.

💤A inflamação decorrente do Sono não-reparador desencadeia uma série de distúrbios hormonais como a resistência à insulina e a desregulação dos níveis normais de alguns hormônios, como o GH (hormônio do crescimento), o cortisol, a Grelina e a ferritina. Essas alterações promovem ansiedade, queda de energia ao acordar, obesidade, compulsão alimentar, e queda de libido.

💤Além disso, o sono é essencial na manutenção e fixação da memória e aprendizado 👨‍🏫, “limpando” sua mente para novos aprendizados. Desse modo o Sono ruim pode desencadear distúrbios psiquiátricos, perda de memória e em casos mais graves até ideação suicida.

💤E não termina por aí. O Sono também influencia na ocorrência de câncer 😱 Já foi comprovado que pacientes com níveis baixos de melatonina na urina, decorrente do sono ruim, tem ocorrência maior de câncer. Além disso, o SONO REPARADOR mantém nosso DNA saudável evitando o desgaste e encurtamento do TELÔMERO, estrutura responsável pelo envelhecimento celular prevenindo o Câncer.

💤Então, investir no seu sono não é perder tempo e, sim, ganhar mais anos e com muita qualidade de vida!

Me conta aqui nos comentários, como anda seu sono?

O que a ferritina tem a ver com inflamacão

Sua ferritina está alta e você não sabe o que isso significa?
Calma que eu te explico😌

⚡A ferritina é uma proteína com função transportar ferro de uma célula para outra. Ao interagir com células do sistema imunológico, ela diminui a proliferação celular, já no sistema nervoso ela aumenta a entrega de ferro, trabalho de extrema importância para a manutenção da mielina dos neurônios.

⚡Incrível né! Porém, em excesso, a ferritina denuncia um estado pró inflamatório 🤒 e, por isso, o alto nível de ferritina no plasma é reconhecido como um marcador de fase aguda e crônica de inflamação.

⚡É importante lembrar que gordura no fígado, a famosa esteatose hepática, distúrbios do sono, como a insônia e apneia do sono, também elevam a FERRITINA, a qual indica o estágio inflamatório do organismo.

⚡Assim, a FERRITINA  ALTA aumenta seu risco de infarto, AVC, câncer e envelhecimento precoce.

⚡Mas, se a ferritina fornece o ferro para o funcionamento celular, por que a concentração elevada de ferritina é um problema?

⚡Na inflamação o ferro é “sequestrado” para que não seja utilizado por células tumorais e patógenos e, assim, não fica disponível para suas funções fisiológicas como a produção de novas células sanguíneas.

⚡Vale lembrar que as hemácias oxigenam o organismo. Então o declínio da produção de células sanguíneas durante a inflamação é um dos motivos que te deixam CANSADO, SONOLENTO e DESMOTIVADO.

⚡A melhor forma de NORMALIZAR  a Ferritina é desinflamando o seu corpo com bons hábitos de sono 😴, manter a COMPOSIÇÃO CORPORAL 💪 em níveis adequados, manter os hormônios equilibrados⚖ e a atividade física em dia🏃‍♂️.

Algum médico já reclamou da sua ferritina 🤔 ?

O segredo para desinflamar está na rotina

Nosso corpo funciona a partir do TIC TAC⏰ controlado pelo nosso Relógio Biológico. Ele regula nosso sono, apetite, função intestinal, produção hormonal, obedecendo a um ritmo autorregulado chamado RITMO CIRCADIANO.
Desregular esse ciclo, gera uma série de desequilíbrios hormonais e bioquímicos que, por fim, levam ao aparecimento da INFLAMAÇÃO. Para manter esse RITMO CICARDIANO estável É PRECISO ROTINA e DISCIPLINA.

Montamos uma rotina para você! Prepara o caderninho ✍🏼
✅ 😴Durma às 22h e acorde antes das 8h: A produção de MELATONINA começa às 20h e tem um pico as 2h da madrugada. Nesse horário você já tem que estar no sono PROFUNDO para garantir descanso profundo e uma boa produção hormonal. Pela manhã ocorre o pico de CORTISOL e se você dorme após as 22h é capaz dos níveis de cortisol serem inadequados ao acordar. Um dos principais sinais é acordar cansado pela manhã.

✅ 😛Faça sua higiene bucal e tome 500ml de água ao acordar: A língua acumula muitas bactérias e sujeiras. Por isso, o raspador de língua antes das refeições é um grande aliado para eliminar bactérias e manter o hálito em dia. Feito isso, tome 500ml de água que vão te ajudar a fazer COCÔ E XIXI com maior regularidade.

✅🥗Almoce entre 12h-13h. É o horário de maior capacidade digestiva do seu corpo; ⠀⠀⠀
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✅🏋️‍♂️Pratique atividade física: O melhor horário é até final da tarde para não atrapalhar seu sono. Se for treinar à noite tente no máximo até 3h antes de 🛌 dormir;⠀⠀⠀⠀⠀⠀

✅ 🍌Aumente os níveis de serotonina naturalmente: No final da tarde os níveis de serotonina começam a cair, o que pode gerar mau humor, ansiedade e fome excessiva. Aposte em um lanche rico em triptofano (aveia, banana, ovos, oleaginosas, cacau, etc);⠀
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Eita que agora não tem como errar! Você já tem algum desses hábitos na rotina?🤔