O que a ferritina tem a ver com inflamacão

o-que-a-ferritina-tem-a-ver-com-inflamacao

Sua ferritina está alta e você não sabe o que isso significa?
Calma que eu te explico😌

⚡A ferritina é uma proteína com função transportar ferro de uma célula para outra. Ao interagir com células do sistema imunológico, ela diminui a proliferação celular, já no sistema nervoso ela aumenta a entrega de ferro, trabalho de extrema importância para a manutenção da mielina dos neurônios.

⚡Incrível né! Porém, em excesso, a ferritina denuncia um estado pró inflamatório 🤒 e, por isso, o alto nível de ferritina no plasma é reconhecido como um marcador de fase aguda e crônica de inflamação.

⚡É importante lembrar que gordura no fígado, a famosa esteatose hepática, distúrbios do sono, como a insônia e apneia do sono, também elevam a FERRITINA, a qual indica o estágio inflamatório do organismo.

⚡Assim, a FERRITINA  ALTA aumenta seu risco de infarto, AVC, câncer e envelhecimento precoce.

⚡Mas, se a ferritina fornece o ferro para o funcionamento celular, por que a concentração elevada de ferritina é um problema?

⚡Na inflamação o ferro é “sequestrado” para que não seja utilizado por células tumorais e patógenos e, assim, não fica disponível para suas funções fisiológicas como a produção de novas células sanguíneas.

⚡Vale lembrar que as hemácias oxigenam o organismo. Então o declínio da produção de células sanguíneas durante a inflamação é um dos motivos que te deixam CANSADO, SONOLENTO e DESMOTIVADO.

⚡A melhor forma de NORMALIZAR  a Ferritina é desinflamando o seu corpo com bons hábitos de sono 😴, manter a COMPOSIÇÃO CORPORAL 💪 em níveis adequados, manter os hormônios equilibrados⚖ e a atividade física em dia🏃‍♂️.

Algum médico já reclamou da sua ferritina 🤔 ?

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO

×
Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.