Candidiase de repetição VS Intestino – Qual é a relação?

A Candidíase de repetição é uma das alterações vaginais mais frequentes e muitos não sabem que essa infecção tem uma relação íntima com a microbiota intestinal.

🦠Os microrganismos presentes no trato intestinal obedecem a uma proporção criteriosa para garantir benefícios ao organismo de seu hospedeiro. Qualquer interferência nessa proporção pode trazer danos a imunidade, ao humor e a disposição.

🦠Quem se aproveita dessa condição são os fungos Candida albicans , presentes em 90% dos casos de Candidíase de repetição. Estudos reforçam que a disbiose intestinal devido a proximidade do reto e a vagina, o que possibilita a migração desses fungos.

🦠Cuidar do intestino é cuidar da vida. A alta ingestão de antibióticos, corticoides, anticoncepcionais, antiácidos e alto consumo de álcool favorecem quadros de inflamação e baixa imunidade.

🦠Tratar a candidíase envolve mudança hábito, principalmente alimentares como cortar da sua dieta glúten, Leite e derivados, carne vermelha e amendoim (alimentos que os fungos adoram)

🦠Um bom estudo da sua microbiota intestinal ajuda no diagnóstico e pode direcionar o tratamento de forma mais adequada;

E você, sofre de candidíase de repetição?

Você sabia que sua dieta pode te causar depressão?

🧠A depressão é um mal que atinge milhões de pessoas, levando a perda da qualidade de vida e do tempo de vida. O que muitos não sabem é que essa doença também pode estar relacionada vários com fatores fisiológicos, como inflamação crônica, disbiose intestinal e deficiência de neurotransmissores e hormônios;

🧠 Um fator constantemente negligenciado como causa de depressão são a dieta pobre em micronutrientes e vitaminas;

🧠Uma deficiência nutricional muito comum empessoas com quadros depressivos é a carência de vitamina B9, também conhecida como ácido fólico. Essa vitamina é um cofator na síntese de vários neurotransmissores e diminui a velocidade de deterioração da nossa memória;

🧠As principais fontes alimentares de ácido fólico são espinafre, feijão branco, aspargos, verduras de folhas escuras, couve de bruxelas, soja e derivados, laranja, melão, maçã, brócolis, gema de ovo, fígado, peixes, gérmen de trigo, salsinha, beterraba crua, amendoim, mas em quantidades insuficientes para suprir as necessidades diárias. O cozimento prolongado dos alimentos pode destruir até 90% do seu conteúdo em ácido fólico;

🧠Por esse motivo, o ácido fólico é frequentemente associado ao tratamento com antidepressivos, pois eleva a produção de serotonina e potencializa a ação desses medicamentos;

🧠Desse modo vemos que o cuidado com o equilíbrio nutricional é , inclusive, uma forma cuidar da sua saúde mental!

É isso que a medicina preventiva defende. Não espere a doença aparecer!

E Você já dosou seus níveis de ácido fólico🤔?

O seu intestino manda na sua mente e você nem percebe

Já falamos bastante sobre a importância do seu segundo cérebro, os intestinos, mas  agora vamos entender como as “bactérias intestinais” regulam até nossos pensamentos:

🦠O equilíbrio da microbiota intestinal influencia a função cerebral pois a síntese de alguns hormônios e neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, é realizada justamente nos intestinos, influenciando processos cognitivos, memória e humor;

🦠Estudos publicados na revista Nature comprovam que 90% da serotonina no organismo é produzida pelas células nervosas intestinais. Sua concentração, entretanto, pode ser reduzida pelo estresse e isso impacta o humor, a ansiedade, a felicidade e a depressão;

🦠Além disso, existe um processo que aumenta a permeabilidade dos intestinos o que pode causar fuga dessas bactérias do tecido intestinal em direção ao sangue. Isso pode acabar provocando resposta autoimunes e aumento de inflamação do corpo. Essas respostas alteradas, por sua vez,  afetam o nosso humor e disposição física  o que  pode ocasionar o aparecimento da depressão.

Mas calma!🖐 Esse post não é pra te assustar.

Você pode cuidar da sua microbiota intestinal com cuidados simples:

🍬Diminuir o consumo de alimentos processados, farináceos e açúcar;
🦠Ingerir probióticos e prebióticos (fibras);
🏋️‍♂️Ter constância nos exercícios físicos;
😡Manejar o estresse;
🥤Ingerir água;
💊Evitar uso de medicações como anti-inflamatórios e corticóides;
💩Manter o hábito intestinal regular.

Você quer emagrecer? Os músculos são seus amigos!

Muitos acham que para emagrecer tem que se “Matar nos Exercícios Aeróbicos” e acabam dispensando a musculação.

REPITAM COMIGO ➡️ QUANTO MAIS MASSA MUSCULAR, MAIS FÁCIL A GORDURA SERÁ QUEIMADA 💪 E SABE POR QUÊ ????

💪Pessoas com massa muscular elevada tem um metabolismo 17 a 25 vezes mais acelerado do que aqueles que possuem baixa massa muscular;

💪Durante a musculação, as células musculares produzem várias moléculas chamadas MIOCINAS, uma delas chamada IRISINA que estimula a queima de gordura e de quebra ainda regenera seus neurônios, melhorando sua memória;

💪E não termina por aí. Durante o treino, a fonte de energia usada pelo corpo são os carboidratos. Porém, durante a fase de recuperação ,no repouso muscular, É A GORDURA que será QUEIMADA pelos músculos !!! LOGO quanto MAIS MUSCULOS VOCÊ TEM MAIS GORDURA VOCÊ VAI QUEIMAR EM REPOUSO, ENTENDERAM??

💪 MAS LEMBRE-SE: Para emagrecimento a melhor associação é a MUSCULAÇÃO com o AERÓBICO. Mas, se só poder escolher apenas um, fique com a musculação OK ?!!

O que você está esperando para começar a trabalhar esses músculos?