Dr., é verdade que devo evitar todo tipo de gordura na minha alimentação?

Essa semana chegaram aqui no consultório com a conversa de que ingerir gordura faz mal à saúde, aumenta o colesterol e o risco de doenças do coração. Você já ouviu ou acredita nisso também? 🤔

⚠️Essa MENTIRINHA pode atrapalhar sua SAÚDE e até mesmo o seu processo de Hipertrofia Muscular !

As gorduras são importante fonte de energia para o corpo humano, participam da constituição e proteção cerebral e das membranas celulares e facilitam a absorção de vitaminas lipossolúveis no intestino, entre outras ações.

💥Fontes saudáveis de gordura (SIM! Eles existem) são: Ovos, abacate, castanhas, amêndoas e macadâmias, azeite de oliva, manteiga, banha de porco, óleo de peixe, triglicerídeos de cadeia média (TCM)🥚🥑

💥Fontes adoecedoras de gordura são: gordura saturada e hidrogenada presente nos industrializados (chocolates, sorvetes, biscoitos, MARGARINAS), Óleos vegetais como canola, soja e milho (ricos em gordura do tipo ômega 6 que é extremamente inflamatória para o corpo);

É por isso que a avaliação multiprofissional é tão eficaz! Cortamos esses mitos pela raiz para que você atinja 100% do seu potencial !

Você acorda de noite pra fazer xixi?

Você é aquela pessoa que acorda mais de 2x à noite para ir fazer xixi e acha que isso acontece porque ingere muita água antes de dormir ?🤔Isso não é verdade e vamos explicar o porquê:

💥Em primeiro lugar, acordar com frequência durante a noite para fazer xixi NÃO É NORMAL!

💥Por mais que ir ao banheiro seja uma necessidade fisiológica, o horário que isso está te tirando da cama indica que, provavelmente, há uma inversão no pico de produção do seu cortisol.

💥Você deveria dormir a noite inteira, atingindo as fases de sono profundo para acordar com energia e disposição. O que acontece é que seu pico de cortisol está ocorrendo de madrugada e não pela manhã, o que resulta no DESPERTAR NOTURNO, fadiga e descontrole alimentar NO DIA SEGUINTE;

💥O stress crônico, os distúrbios do sono (que também geram stress) são as principais causas dessa alteração do ritmo circadiano do cortisol;

💥 Para diagnosticar essa causa é necessário uma completa avaliação hormonal e claro descartar outros problemas do trato urinário com seu médico integrativo.

Me conta aí nos comentários se você é um mijão noturno!!!

Não emagreço por conta do meu metabolismo baixo… Será?

É interessante como sempre arrumamos desculpas para justificar nossa falta de resultados ao tentar emagrecer.  E nesse meio sempre culpamos o tal do METABOLISMO….

⚠️Mas você sabe o que o termo METABOLISMO significa? ⚠️

💪🏼Metabolismo no mundo fitness se refere ao gasto de calorias do seu corpo.

Esse gasto de energia se divide entre, o gasto de calorias para manter seu corpo funcionante, o famoso METABOLISMO BASAL;

💪🏼O METABOLISMO BASAL, corresponde a maior parte desse gasto e cerca de 60% das calorias são gastas nele. Ele é o responsável por nos manter vivos e é o gasto de calorias que temos no REPOUSO.

💪🏼O principal componente do metabolismo basal é a massa muscular portanto ter mais músculos garante gasto de mais calorias em repouso;

💪🏼O gasto de calorias para digerir os alimentos chamado de TERMOGÊNESE, corresponde a 15% e o gasto com os exercícios em média 25%;

💪🏼 Dái já percebemos que aumentar o gasto calórico em repouso é a principal estratégia para manter a gordura corporal controlada. E como se ganham músculos ?? Com a musculação associada a ingestão adequada de proteínas e carboidratos e ao REEQUILÍBRIO DOS HORMÔNIOS;

💪🏼MANTER HORMÔNIOS SAUDÁVEIS também turbinam seu metabolismo, e controlar níveis de Cortisol, testosterona e hormônios da Tireóide fazem parte do pacote.

E aí, gostaram da explicação? Mandem mais dúvidas sobre metabolismo nos comentários 😁