Você sabia que a gordura da barriga e a da pele tem funções diferentes?

🔸A gordura da barriga, chamada gordura visceral, é a que está localizada entre e dentro dos órgãos intra-abdominais;
🔸Já a gordura da pele, chamada de subcutânea, é aquela que se dispõe abaixo da pele e reveste todo o nosso corpo;

🔸 “Certo, dr. Mas qual a diferença entre as duas?” 🤔

🔸A gordura subcutânea, faz parte da proteção térmica do corpo, deixando-o aquecido por reter calor;

🔸Já a gordura visceral está ligado ao aparecimento de inflamação crônica subclínica, resistência à insulina, diabetes do tipo 2, infarto, derrame cerebral e Câncer;

🔸Isso se deve a liberação de citocinas inflamatórias, como a interleucina 6, provenientes dessa gordura inflamada;

🔸A boa notícia é que esse tecido pode ser eliminado com o correto processo de emagrecimento junto com seu médico.

E você, está com excesso de gordura abdominal? Venha fazer uma avaliação hormonal e metabólica com a gente para verificar sua saúde. 👨🏻‍⚕️

Efeito sanfona VS Coração

Emagrecer rapidamente estressa seu coração! 💔

💔Estudos mostram que submeter o corpo ao efeito sanfona, isto é, emagrecer e engordar de forma repetida, é extremamente estressante para o nosso sistema cardiovascular, que sofre ao precisar se adaptar às mudanças e a composição corporal decorrentes dessas dietas;

💔Quando emagrecemos rapidamente, algumas alterações físicas podem ocorrer de forma brusca como as alterações na pressão sanguínea, na frequência cardíaca, na atividade simpática (que controla, entre outras coisas, os batimentos cardíacos), na glicose sanguínea, e nos níveis plasmáticos de gordura e insulina;

💔 Contudo, quando engordamos novamente, esses parâmetros são desregulados e aumentamos a susceptibilidade a diversas doenças. Até porque, dietas restritivas sem acompanhamento não monitoram o que você está perdendo de fato.

💔Além disso, nas dietas sem acompanhamento médico, o peso que você vê na balança de casa ou na farmácia, não é um parâmetro fidedigno para avaliar o que realmente modificou na sua composição corporal, ou seja, você não sabe se eliminou o peso em gordura ou água ou, até mesmo, em massa muscular.

💔Em geral, o processo de emagrecimento deve ser feito de forma lenta, educativa e progressiva. A motivação sempre tem data de validade, mas a educação é eterna. Por isso, enquanto você continuar achando que o processo de emagrecimento é punitivo, seu sucesso será apenas temporário.

E você? Já passou por alguma dieta restritiva para emagrecer ? Compartilhe um pouco da sua experiência nos comentários.